Casa e Decoração

06/05/2020

Banho em recém-nascido: 10 passos para seguir

Ter um recém-nascido em casa não é nada fácil. E um dos momentos que mais assustam os novos pais é dar o banho no bebê, já que muitos tem dúvidas sobre como fazer isso ou ficam inseguros na hora de realizar a tarefa.

O que você precisa para um banho em bebê

Antes de mais nada, é preciso ter certeza que você está com todos os itens necessários para o banho do pequeno por perto. Para dar banho no bebê tenha em mãos uma banheira com água morna (aproximadamente 37ºC), toalhas felpudas para secá-lo depois do banho e por fim shampoo e sabonete próprio para bebês. Além disso, tenha em mãos também os itens básicos para vestir o bebê, como a pomada de assaduras, fralda e roupinhas. 

como-dar-banho-em-bebe-recem-nascido

Como dar banho em bebê

Para facilitar a sua vida, montamos um passo a passo de como dar banho em recém nascido. Confira:

1 - Feche portas e janelas para que o bebê não sofra com as correntes de ar no local. 

2 - Coloque água morna na banheira. Para saber a quantidade ideal, coloque o líquido até uma altura que cubra as pernas do bebê.  

3 - Para verificar se a temperatura está agradável, você pode colocar o antebraço na banheira ou usar um termômetro para medir e ver se a água é morna o suficiente

4 - Sente o bebê na banheira e passe seu braço pelas costas para apoiá-lo, segurando-o com a mão por baixo de uma das axilas.

mae-lavando-a-cabeca-de-recem-nascido

5 - Com a mão livre, lave o rosto do bebê, o couro cabeludo, o tronco, os braços e as pernas. Lembre-se de usar pouco sabonete para não tirar a hidratação natural da pele.

6 - Levante um pouco o bebê e, com o auxílio de um algodão molhado, lave a área genital e, então, o bumbum e o ânus.

7 - Depois de lavar bem o bebê, retire ele da banheira enrolado em uma toalha macia. Enxugue-o e não se esqueça de nenhuma dobrinha.

8 - Limpe o coto umbilical com o auxílio de uma gaze e álcool 70%. 

9 - Passe uma camada fina de pomada contra assaduras nas dobrinhas e no bumbum. Se usar muita, o local fica mais úmido e pode causar assaduras.

10 - Vista o bebê.

Adaptações precisam ser feitas

bebe-brincando-com-brinquedos-no-banho

Conforme o bebê for crescendo, algumas adaptações precisam ser feitas na hora de dar o banho. Às vezes, uma banheira maior é necessária. Outros produtos de higiene passam a ser necessários. O pequeno também pode precisar de brinquedos para se distrair na hora do banho e tornar esse momento um pouco mais fácil para os pais. A dica é observar o comportamento do seu filho e ir se adaptando a ele conforme o passar do tempo.

Assinar newsletter

Receba as melhores ofertas e as últimas do blog.

Está é a imagem de uma seta voltada para cima, funciona como um botão e aparece somente ao final da página, clicando nela volta ao topo da página

Comentários

Mostrar Comentários