Casa e Decoração

13/05/2020

Alimentos proibidos para os gatos

Gatos são domesticados há mais de dez mil anos, e por conta disso, mudaram radicalmente seus hábitos alimentares ao longo dos séculos.

Originalmente carnívoros, a sua dieta baseava-se na caça de pequenos animais como roedores e pássaros. Hoje, a alimentação deles continua sendo carnívora, mas agora é feita majoritariamente através de rações e quase nunca com o contato com a carne crua. 

E por conta da sua evolução e pelo processo de domesticação, existem alimentos que são proibidos para os gatos, já que podem trazer graves problemas de saúde e, em casos extremos, até mesmo a morte. Por conta disso, fizemos uma lista com todos os alimentos proibidos para os bichanos para você nunca mais oferecer. Confira:

Carnes cruas

carnes-cruas-podem-ser-perigosos-para-a-vida-do-animal


Apesar de no passado terem sido o principal alimento dos felinos, atualmente não é recomendado o consumo, já que ele pode acarretar na contaminação com diversos parasitas e  bactérias que podem ser perigosos para a vida do animal.

Leite e derivados

alimentar-gatos-com-leite-pode-causar-diarreia


Depois de passar da fase da amamentação, o corpo do gato para de produzir as enzimas necessárias para digerir produtos lácteos. Por conta disso, o consumo pode levar à diarreia e vômitos

Doces
Eles não podem ser fornecidos aos gatos por conterem muita gordura e poder ocasionar insuficiência renal nos bichos. 

Sal
O sal não é bom para os gatos porque, se ingerido em excesso, pode acabar se acumulando nos rins e criar problemas na hora de drenar e eliminar toxinas. Além disso, o excesso de sal também pode ser o responsável por causar hipertensão. 

Frutas proibidas

uvas-nao-devem-ser-oferecidas-já-que-podem-ocasionar-uma-falha-renal

Frutas também podem fazer mal para os gatos, como é o caso do limão, que é muito ácido para o estômago do animal e o abacate, que por ter muita gordura pode causar problemas no estômago e no pâncreas. Além disso uvas e passas, sejam elas em natura ou secas, não devem ser oferecidas já que podem ocasionar uma falha renal. 

Como manter uma dieta saudável para gatos?

O ideal é que os tutores de gatos ofereçam uma dieta balanceada misturando rações secas que úmidas, já que ambas tem diferentes benefícios para os felinos. Além disso, dê preferência para marcas que utilizam ingredientes orgânicos e sem aditivos ou corantes, já que eles podem causar problemas de saúde para os bichanos à longo prazo. 

Preste atenção também no tipo de ração que você comprar, já que existem formulações específicas para gatos adultos, filhotes, castrados e até mesmo para raças específicas, que podem ajudar no desenvolvimento do seu amigo e auxiliar na manutenção do bem estar dele.

Assinar newsletter

Receba as melhores ofertas e as últimas do blog.

Está é a imagem de uma seta voltada para cima, funciona como um botão e aparece somente ao final da página, clicando nela volta ao topo da página

Comentários

Mostrar Comentários