Um dos móveis mais importantes e indispensáveis na sala, sem dúvidas, é o sofá. Além de decorar ele é muito usado por toda família. Não dá pra errar na hora de comprar esse artefato, né? Por isso, para evitar arrependimentos, separamos 10 dicas para você escolher o sofá ideal para a sua sala. Confira!
1. Conheça sua sala
Antes de mais nada, se você quer escolher o modelo ideal de sofá, você precisa pensar bem no tipo de uso do móvel. Primeiramente, faça uma lista de quais são os pré-requisitos necessários.
Pergunte-se coisas como: Quero um sofá pequeno, médio ou grande? Com ou sem sofá-cama? Com ou sem estrutura à vista? De que cor? De tecido ou de pele? Com ou sem padrão? Tem crianças em casa? Vai ser um sofá formal ou informal? Terá uso intenso ou pouco uso?
2. Orçamento para investir
Logo após, estabeleça o orçamento que você está disposto a investir nesse objeto. A lista de pré-requisitos te ajudará muito nessa etapa. Pense na relação custo/benefício do produto que você está comprando. Às vezes, uma boa solução é comprar móveis usados em ótimo estado ou restaurar algum sofá com grande potencial para embelezar o seu ambiente.
3. Medidas do sofá
Por conseguinte, tire as medidas corretas do local onde seu sofá irá ficar. Pense bem no tamanho que você escolherá. Não opte por um sofá muito grande, que ocupe muito espaço da sala. Isso dificulta a passagem ou até mesmo interfere no restante da decoração.
Por outro lado, também não opte por um item tão pequeno ao ponto de ficar perdido no ambiente e não desempenhar o seu papel.
4. Preferências
Gosto, cada um tem o seu. Contudo, aqui cabem algumas dicas, para que o sofá não se torne, talvez, um intruso em pouco tempo. Sofás retos e lisos se encaixam muito bem em qualquer ambiente. Sofás com detalhes mais finos dão a impressão de um ambiente menos “cheio”, enquanto sofás que vão até o chão dão um ar mais “pesado” para o ambiente.
5. Modelo perfeito
Ainda sobre escolher o modelo perfeito, você precisa saber qual será a utilidade do sofá. Por exemplo, sofás que serão utilizados em salas para assistir televisão precisam ser superconfortáveis.
Modelos reclináveis ou com chaise longue, que possibilitam deitar o corpo de frente para a TV, também têm tudo a ver com essa proposta. Já modelos com design mais reto e espuma mais densa são ideais para ambientar salas de estar.
Modelos retrô combinam muito bem com apartamentos pequenos. O sofá em “L” é ideal para ambientes grandes, a fim de acomodar maior número de pessoas.
6. Decoração da sala
Não esqueça de que o sofá determina a cor, a textura e a estampa do tapete. Se o sofá for escuro, vale o investimento em uma peça mais clara para o chão. Se for estampado, opte por um tapete neutro. E se for liso, você pode apostar em um tapete estampado.
7. Cores
Para casas onde tem crianças e animais, a dica é optar por um sofá de cor mais escura, que disfarce melhor as possíveis sujeiras e manchas. Nesse caso, opte por tons mais claros no restante da decoração. Dessa forma você evita um ar pesado no ambiente.
Tendências atuais de cores: cinza e azul!
8. Material do sofá
O material mais fácil de manutenção é o couro ecológico. Ele é ideal para sala de estar, porém, para a sala de TV, indica-se o uso de tecidos por serem mais confortáveis e aconchegantes.
Dica especial
Em conclusão, com certeza é mais barato investir em acessórios de decoração coloridos do que em um sofá colorido. Aposte em um sofá neutro, em um primeiro momento. Se você enjoar da neutralidade, você pode apostar em mantas ou almofadas coloridas e o problema estará resolvido.
Quer mais dicas bacanas de decoração? Acesse aqui!