A cozinha, com certeza, é o primeiro espaço a se pensar na hora de mobiliar a casa. Mas muitas vezes, é complicado escolher qual item é mais importante para esse cômodo. Para quem está iniciando uma vida nova sozinho ou para os recém-casados, aqui vão 6 dicas de eletrodomésticos que não podem faltar na cozinha.

1 Geladeira

O refrigerador é o item básico e essencial para uma casa. É difícil viver sem, e por isso, o investimento vale a pena. Até mesmo porque é um eletrodoméstico que dura por muitos anos. Para quem não quer gastar muito, o modelo de 1 porta já está suficiente. Caso a família seja maior ou você queira manter diversos alimentos congelados, é importante pensar em uma geladeira um pouco maior que acompanhe um freezer separado. A dica principal é optar por um modelo frost free, já que não forma gelo e assim, você não precisa ter o trabalho de descongelar.

2 Fogão

Nada como comer aqueles pratos feitos em casa, com o preparo e cuidado ideais. Por isso, não dá pra faltar um fogão que seja prático e eficiente. Na hora de escolher, leve em consideração o modelo mais adequado ao seu dia a dia e ao espaço da sua cozinha. Se você estiver realizando uma cozinha planejada, o fogão de embutir é uma boa opção, já que ele se encaixa perfeitamente na decoração. Caso você more de aluguel ou vive se mudando, o fogão de piso é a decisão mais correta. Mas se você precisa otimizar o espaço, os cooktops são ótimas opções. Aí, é só escolher quantas bocas e qual o tipo de alimentação: a gás, elétrico ou por indução.

3 Forno ou micro-ondas

O forno elétrico e o micro-ondas estão no mesmo páreo, por possuírem funções semelhantes e por serem um complemento à cozinha. Em ambos, é possível preparar diversos pratos de forma rápida e prática. Escolha por aquele que irá auxiliar da melhor forma o seu dia a dia. Se puder, opte pelos dois! Ou ainda, você pode adquirir um 2 em 1, que é forno elétrico e micro-ondas também. Mesmo já possuindo o fogão, é bom ter um eletro menor para agilizar e facilitar o preparo.

4 Purificador de água

Água limpa é essencial. Tê-la purificada é de suma importância, principalmente para beber e cozinhar. Mesmo sendo tratada, a água nem sempre está livre de todas as bactérias e microorganismos. Por isso, é fundamental investir nos purificadores. Você pode optar por um modelo mais simples, que apenas filtra a água, ou por um aparelho mais completo com níveis de temperatura, como natural, gelada ou misturada.

5 Liquidificador

Para economizar tempo e facilitar o preparo das refeições, nada melhor do que uma ajudinha dos liquidificadores. Para escolher o mais adequado, é fácil! Opte por um modelo mais simples e barato, caso for utilizar por poucas vezes. Mas se você curte fazer pratos mais elaborados que necessitam de misturas diferenciadas ou trituração de diversos alimentos, o ideal é adquirir um liquidificador mais potente. Você ainda pode optar pelos multiprocessadores que possuem várias funções, como moer, cortar, misturar, triturar, além de apenas liquidificar.

6 Coifa ou depurador

Muitas vezes esquecidos, as coifas e depuradores são itens muito práticos que auxiliam, e muito, na conservação da cozinha. Independente se você escolher por uma coifa ou depurador, a vantagem será um ambiente mais limpo e purificado. Esses eletrodomésticos eliminam a gordura que pode ficar no teto, paredes e móveis próximos, além de acabar com os odores de fritura e outros cheiros fortes. Você pode instalar de duas maneiras: no modo exaustor ou no modo depurador. O primeiro expulsa o ar impuro para fora da cozinha. Já no segundo, o ar é filtrado e devolvido ao ambiente. O modo depurador é mais indicado para cozinhas pequenas, onde não há espaço para a instalação dos dutos ou chaminés.

Seja qual for o tamanho da sua cozinha, esses 6 itens são os principais eletrodomésticos para facilitar o preparo das refeições e a organização e limpeza do ambiente.