Saiba como montar um quarto aconchegante para seu bebê e bastante funcional para os cuidadores com a antecedência necessária.

Receber a confirmação da gravidez exige que uma série de escolhas e decisões sejam tomadas. Uma delas diz respeito ao planejamento do quarto do bebê. Afinal, como saber o que é necessário, o que é supérfluo e o que pode até atrapalhar o dia a dia após o nascimento da criança? Como se programar para que tudo esteja pronto a tempo?

No início da gestação, priorize a pesquisa por inspirações e funcionalidades, e também verifique as medidas do ambiente no qual o quarto será montado. Veja preços e faça contas. Além disso, contabilize quanto tempo você precisará para fazer as mudanças necessárias e já se informe sobre o prazo de entrega das lojas e fornecedores, que em alguns casos pode ser de até 2 meses. Se precisar reformar alguma coisa ou trocar cores e revestimentos, esse é o momento.

Entre o quarto e quinto mês de gestação, escolha e compre os móveis. Se você quer um ambiente funcional e moderno, pode escolher móveis com duas ou mais funções, como o berço que vira minicama e sofá, o berço com trocador e cômoda, ou um conjunto roupeiro e cômoda. Mas se deseja algo mais tradicional, pode escolher móveis independentes para compor o quarto. É importante observar se o berço escolhido possui a certificação do Inmetro e já vem com colchão ou se ele deve ser comprado separadamente. Além desses itens, vale a pena investir em uma poltrona para amamentação confortável e uma mesa lateral de apoio, necessária para quem está amamentando.

Berço que vira minicama e sofá

Berço que vira minicama e sofá.

Berço com trocador.

Berço com trocador.

Conjunto de berço, roupeiro e cômoda.

Conjunto de berço, roupeiro e cômoda.

Conjunto de berço, roupeiro e cômoda.Caso sinta necessidade, o uso de prateleiras modulares é uma boa ideia para a decoração e também para o armazenamento dos objetos usados com maior frequência. Você pode instalar de maneira criativa ou espalhar pelo cômodo, priorizando os lugares onde tenham maior utilidade, como por exemplo, perto do espaço onde o bebê tomará banho.

Prateleira com cabideiro.

Prateleira com cabideiro.

Nicho com prateleira.

Nicho com prateleira.

Nichos.

Nichos.

Ao final do sexto mês de gravidez, os itens essenciais do quarto devem estar montados. Agora é a hora de pensar nas miudezas, no restante do enxoval e se concentrar para o nascimento. Como esse período deve ser mais calmo para a gestante, organize um cronograma e siga o planejamento para que essa experiência seja tão linda quanto a chegada do bebê.

Veja também outros móveis criativos para o quarto das crianças maiores.