Provavelmente o pizzaiolo Raffaele Esposito não tinha a menor ideia da dimensão que sua criação – a pizza Margherita – em homenagem ao rei Umberto I e a rainha Margherita, ao final do século XIX, alcançaria no mundo. O alimento foi tão bem-aceito que existe até data comemorativa.

O dia 10 de julho foi escolhido para a celebrar o Dia Internacional da Pizza. A escolha da data tem relação direta com a criação de Esposito, já que foi nesse dia que os soberanos experimentaram o alimento. A receita original da pizza Margherita é feita com três ingredientes que representam as cores da bandeira da Itália: molho de tomate, mussarela e manjericão. Ainda hoje, é um dos sabores mais pedidos em todo o mundo e isso não é pouca coisa, já que só na Itália, estima-se que 1,8 bilhão de pizzas sejam vendidas por ano. Aqui no Brasil os números também são impressionantes, com aproximadamente 1 milhão de pizzas vendidas por dia.

Ficou com água na boca em imaginar tudo isso? Separamos as receitas das pizzas mais pedidas para você. Dá uma olhada!

Massa

A massa da pizza tradicional é uma massa básica de pão aberta somente com as mãos, temperada e assada em forno a lenha e que não ultrapassa os 35 centímetros de diâmetro. Ela é feita com 600 ml de água, 6 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, 2 colheres de sopa (rasa) de açúcar, 1 kg de farinha de trigo, 25 gramas de fermento biológico e sal a gosto. Você precisa de uma mesa ou bancada espaçosa para trabalhar a massa. Comece colocando a farinha e fazendo um buraco no centro. Em uma tigela, misture um copo de água morna, o fermento, o açúcar e dissolva. Deposite essa mistura dentro do buraco. Em outro recipiente, misture um copo de água morna, o sal, o azeite de oliva, dissolva bem e misture na farinha. Deixe um pouco de farinha e água morna perto de onde você está e comece a trabalhar a massa, até ela ficar elástica, macia e consistente. Faça uma bola e deixe-a descansar em uma tigela grande, polvilhada com farinha e coberta com um pano de prato. A massa deve dobrar de tamanho, depois é só esticar e moldar a pizza.

Coberturas

Entre salgadas e doces, as coberturas de pizza são um atrativo a parte para quem gosta de se aventurar na cozinha ou apreciar a criatividade dos pizzaiolos. Nesse Dia Internacional da Pizza, fomos além da Margherita e separamos outros quatro sabores tradicionais servidos nas pizzarias italianas.

Marinara: temperada com molho de tomate, alho, orégano e azeite de oliva.

Diavola: molho de tomate, mussarela, manjericão, salame picante (peperoni) e azeite picante.

Prosciutto e Funghi Champignon: molho de tomate e mussarela cobertos com fatias de presunto e cogumelos.

4 Stagione: base de molho de tomate e mussarela dividida em quatro partes, cada uma com um tempero, sendo; cogumelos, presunto, alcachofra e azeitonas pretas.

Deixe sua criatividade fluir e celebre o dia da pizza com versatilidade!