Comprar presentes para crianças nem sempre é fácil. Se você está sem ideias para presentear filhos, netos, sobrinhos ou afilhados a gente te mostra algumas dicas para acertar na escolha e ainda oferece opções.

Quer que o presente do Dia das Crianças seja um sucesso tanto do ponto de vista da criança quanto dos cuidadores? Então, ficar atento a cada faixa etária e nas possibilidades que devem ser oferecidas ou não, é a primeira coisa que você deve fazer.

Por mais legal e entusiasmante que seja sua primeira opção de presente, ele nunca deve colocar a segurança e integridade da criança em risco. Para isso, é importante saber que até brinquedos que parecem inofensivos em um primeiro momento, podem causar acidentes no caso de não serem indicados para a faixa etária da pessoa que você surpreenderá. Cuidado com peças pequenas, brinquedos desmontáveis ou que contenham produtos tóxicos, principalmente para bebês e crianças com até dois anos. Também é bom prestar atenção na embalagem do produto, para verificar se ele é aprovado pelo Inmetro. Feito isso, deixe seu conhecimento sobre a criança e sua intuição trabalharem juntas na escolha.

0 a 1

Se você quer presentear um bebê, opte por chocalhos, mordedores, móbiles, tapetes tipo tatame ou roupas. Nunca dê um brinquedo que pode se desmanchar ou que tenha pedaços pequenos e pontiagudos. Cuidado redobrado com a composição dos produtos! Nessa fase da vida, a tendência é que qualquer presente que seja escolhido visite a boca do bebê por bastante tempo.

Bebê deitado no tapete segurando chocalho

Bebê sentando em cadeira de alimentação segurando mordedor

Bebê brincando com blocos em cima de um tatame

1 a 2

O bebê cresceu um pouco, mas ainda é necessário ter bastante cuidado na escolha dos presentes. Nessa fase, provavelmente a criança vai continuar brincando com os itens da lista anterior, mas ela também pode ser apresentada a outros objetos. Bichos de pelúcia e bonecos de pano com antialérgicos, livros interativos, brinquedos didáticos e de encaixar com peças grandes, objetos que emitem som, por exemplo, são boas opções para despertar a curiosidade dos pequenos. Piscinas e motocas também podem entrar nessa fase.

Livro pop-up

Criança sentada no chão brincando com blocos de montar

2 a 4

Agora que a criança está grandinha, que tal investir em experiências que façam com que ela aproveite mais as brincadeiras externas? Bicicletas, camas elásticas, balanços, piscinas, livros mais elaborados são ótimas opções. E que tal proporcionar uma experiência de imersão para as crianças, sem precisar sair de casa? Monte uma barraca no quintal, passe algumas horas ou dedique os finais de semana para brincar de acampar. Além da criança ter contato com outras experiências e aprender muitas coisas novas, certamente você vai construir memórias de infância afetivas. Não esqueça de registrar esses momentos!

Pai ensinando filho a andar de bicicleta em um parque

Criança pulando em cama elástica

5 a 7

Nessa faixa etária, a criança já pode ser apresentada para jogos maiores. Aproveite e presenteie com jogos de tabuleiro, jogos de mesa, quebra cabeças com maior complexidade e livros infantis. É normal que pessoas nessa idade tenham curiosidade por objetos eletrônicos e já saibam mexer muito bem com eles. Você pode incentivar a criança a pesquisar em tablets e notebooks, por exemplo.

Mãos de duas pessoas jogando jogo de tabuleiro

Duas meninas deitadas no chão brincando com tablet

8 a 12

A criança já está na escola há bastante tempo, já sabe ler e escrever e se você sempre estimulou o contato com livros, provavelmente ela gosta bastante de literatura. Está na hora de reforçar esse hábito ainda mais. Deixe que ela escolha os livros infanto juvenis que quiser, com sua supervisão. Tablets, notebooks e smartphones são presentes que deixarão a criança animada, além de serem necessários para os estudos e pesquisas escolares. Nessa faixa etária, pode ser que a bicicleta de infância precise aumentar de tamanho. Videogames e jogos eletrônicos também serão excelentes opções para essa idade.

Pai e filha deitados jogam vídeo-game

13 +

A hora da transição para a adolescência se aproxima, se é que já não chegou. Que tal aproveitar a data para comemorar o último Dia da Criança dos seus filhos com presentes que marquem esse período de mudanças? Pode ser que esteja na hora de trocar a mobília do quarto, ou mesmo reformar a peça. Televisores, smartphones, computadores, jogos eletrônicos e livros serão cada vez mais aproveitados a partir dessa fase.

Quarto de adolescente com bicama

Agora, se você quer mesmo fazer bonito, além do presente nesse dia especial, reserve alguns momentos diários para brincar, conhecer e estreitar a relação com a criança. Sempre esteja presente e escute o que seu filho, neto, sobrinho ou afilhado queira falar. Aproveite o tempo que passam juntos para orientar, aconselhar, ensinar e aprender com essa relação de respeito e confiança que se construirá a cada dia.