É um fato que o nosso smartphone já pode ser considerado um membro extra em nosso corpo. E como se não bastasse, esses aparelhinhos que foram criados apenas para a comunicação, hoje, por meio dos aplicativos, conseguem nos ajudar a fazer inúmeras atividades que antes seria necessário data, horário e local. Tudo é resolvido na ponta do dedo.

Esses widget alcançam as nossas necessidades básicas até as mais complexas. Por isso, o aumento de oferta e procura desse tipo de recurso é algo que impressiona. Aplicativos que ajudam a arrumar o par “perfeito”, que melhoram seu desempenho cerebral ou indicam qual é o melhor caminho para chegar em casa em uma sexta-feira chuvosa. A lista é enorme. Entretanto, no meio deste mar de possibilidades, quais são aqueles que realmente valem à pena ocupar espaço no seu celular? Confira o conteúdo abaixo e tome a sua decisão.

grupo de amigos sentados ao redor de uma mesa, bebendo café e olhando um smartphone

1 – Clima

Quem aqui não se interessa em saber como o tempo irá se comportar naquele sábado de formatura ou simplesmente precisa ver se amanhã vai chover? Nosso hábito é logo pegar o smartphone e conferir. E possivelmente você vai estar navegando pelo Accu Weather, Clima Tempo ou Yahoo Tempo. As diferenças entre os 3 são sensíveis, porém existentes. O Accu Weather oferece ao usuário a previsão e notícias relacionadas ao mundo meteorológico. Já o Clima Tempo mostra todas as variações do tempo para os próximos 5 dias. Com o Yahoo Tempo, você visualiza belas animações apresentando as previsões. Então antes de sair de casa dá uma olhadinha pra ver se não vai precisar do casaco.

2 – Mobilidade

Em cidades cada vez mais lotadas de carros e com trânsito infernal, sair de casa bem informado sobre engarrafamentos é estar um passo na frente de todos. Sendo assim, o Waze aparece para informar esses possíveis problemas e ajuda você a chegar na hora certa no compromisso. Esse widget de GPS é colaborativo. Isso quer dizer que ele é alimentado em tempo real por outros usuários que indicam como está o trânsito na região. Maneiro né! Existem outros aplicativos famosos quando o assunto é trânsito como o Uber e o Moovit. O famigerado Uber funciona como táxi. Entretanto, com o preço bem mais acessível. Nele você consegue dar uma nota ao motorista e ele também dá uma nota ao passageiro. E para quem necessita de transporte público, o Moovit é uma ferramenta importante. Com ele, é possível traçar rotas e ver em tempo real onde seu ônibus, trem ou metrô se encontram, calculando o tempo estimado de espera e de viagem. O sistema também conta com alerta de ponto, que avisa o lugar onde descer, caso você não saiba. Em algumas cidades, a ferramenta para caronas está em funcionamento. Tudo para você ganhar minutos preciosos. Afinal tempo é dinheiro.

3 – Trabalho

Organização é algo que todos nós precisamos. Mas temos que admitir que muitas vezes isso não é uma tarefa fácil. Por isso alguns aplicativos oferecem um jeito novo para manter seus arquivos organizados. Assim, quando você precisa mostrar e enviar algum projeto, ele sempre estará na mão. Neste universo alguns se destacam e esse é o caso do WorkFlowy. Nele é possível criar fluxogramas, longos textos e listas. Com uso bem intuitivo, o recurso funciona para quem necessita ser simples e objetivo. Possuindo a mesma finalidade do WorkFlowy mas mais focado em listas, o Wunderlist apresenta uma navegação descomplicada e acesso rápido. Correndo junto com os dois mencionados, o Google Inbox permite também armazenamento de arquivos, projetos, vídeos e imagens. Agora, basta você escolher qual se encaixa melhor com as suas necessidades.

4 – Aprendizado

Para ajudar no aprendizado, podemos usar a facilidade do smartphone para reforçar conhecimentos. Esse é o caso do Duolingo, aplicativo de línguas. Com opções para aprender de forma divertida inglês, espanhol, francês e alemão, o recurso consegue acompanhar o progresso do estudante. Com enfoque diferente, o Lumisity ajuda seu cérebro a ser mais organizado. Por meio de jogos cognitivos, o recurso tem objetivo de melhorar sua atenção, memória, resolução de problemas e velocidade de raciocínio. Assim, se você ficar um craque mental, os aplicativos de listas mencionados anteriormente podem ser desinstalados. Além de serem perfeitos como passatempo.

5 – Alimentação

Aparecendo como os mais instalados, os destinados à alimentação são os campeões, simplesmente porque ajudam a nos livrar da fome. Um dos mais populares é o iFood. Oferecendo o serviço completo que vai desde a pesquisa do estabelecimento até a entrega, o widget disponibiliza ao usuário ver os cardápios dos restaurantes, avaliações e fazer comentários sobre a experiência. Aplicativo similar e com milhares de estabelecimentos cadastrados, o Hellofood aparece outra grande opção. Sua navegação é mais simples e intuitiva. Ambos liberam promoções e vouchers para você se deliciar gastando pouco.

homem segurando um smartphone e um cartão de crédito

Lembramos que todos os aplicativos mencionados não funcionam em todas as regiões, ou por não possuírem cadastros de usuários e estabelecimentos.